21 de novembro de 2007

Estréia em São Paulo

Após participações importantes no Cineclube ABD do Rio e Festival de CineVideo de Vítoria, o curta :dose única segue sua trajetória com lançamento dia 28/11 no espaço iDch em São Paulo. Junto a exibição acontecerá um ciclo de palestras sobre produção de filmes com baixíssimo orçamento e preparação de atores.
O iDch fica na rua Correia Dias, 161. Próximo ao Metrô Paraíso.

Segue abaixo informações sobre os palestrantes:
Marcelo Salinas
É chefe de reportagem do jornal Destak, onde foi também repórter de cinema e variedades. Cursou jornalismo na PUC-SP e começou na profissão em 2004, como repórter e redator de política da Folha de S.Paulo. Antes de "adotar" o jornalismo, cursou a faculdade de administração de empresas.
Norberto Flesh
Jornalista de Formação, Norberto Flesh trabalha na área desde 1980. Suas experiências internacionais incluem diversos países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. Foi editor de importantes revistas nacionais e colabora com os principais jornais do Brasil, como Folha de São Paulo, no Caderno Ilustrada, O Estado de São Paulo, Jornal Agora e Folha da Tarde, onde atuou também como repórter, crítico de cinema e música. Hoje é crítico musical da Revista Rolling Stone, repórter do Guia da Folha e do Folha OnLine, Revista Sexy e Jornal Destak.
Tema: Mídia, um diabo necessário
A mídia e a imprensa, especialmente as "vendidas ao mainstream", costumam ser demonizadas por movimentos artísiticos alternativos. O jornalista Marcelo Salinas tenta exorcizar essa idéia e mostrar que, apesar da disputa de egos, jornalistas e artistas precisam um do outro.

Gustavo Sol
Intérprete e pesquisador formado pelo Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, em 2000, tem também em seu currículo, diversos cursos e oficinas paralelas à formação acadêmica. Um dos fundadores do Grupo Interdisciplinar de Produção e Pesquisa em Artes Carranca, hoje é pesquisador do CNPQ/CAPES e cursa mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, sob a orientação da Profa. Dra. Helena Katz, estudando estados alterados de consciência para o trabalho do ator.
Tema: Overdose do Corposintético na Experiência do : dose única.
Corposintético é um corpo que foca sua atenção em modelos de comportamento construídos arbitrariamente deixando de se relacionar com informações do ambiente em tempo real. Nesse caso, uma alternativa para o trabalho do ator seria pensar em estados de alteração de consciência. Gustavo Sol pretende lançar algumas questões relativas ao assunto, focando a diferença entre teatro e cinema, tendo como base a experiência do curta “ : dose única”

Sylla Taves
Graduado em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos, atualmente reside em Campinas, onde atua como produtor cultural na área de teatro e cinema curta-metragem. Na Unicamp, atua como Pesquisador do Museu Exploratório de Ciências e Gerente de Projetos da Reitoria, além de cursar mestrado no programa de Pós Graduação em Artes, Instituto de Artes.
Tema: Sylla Taves fala sobre os processos e etapas de elaboração de um projeto cultural, tendo em vista a captação de recursos e seu gerenciamento. Seu enfoque parte de experiências recentes de curtas gravados na região de Campinas.

Ruy Filho
Formado em Artes Plásticas pela FAAP, é diretor, dramaturgo e colunista/crítico teatral do site Guia da Semana e Jornal Gazeta de Ribeirão. Acompanha o trabalho de Gerald Thomas desde 1999, atuando como assistente de direção desde 2005. Como produtor, alguns trabalhos se destacam, a exemplo da assessoria de gabinete realizada na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2003/04, o Festival Internacional de Curtas – MIS – SP em 2001.
Tema: Em muitas discussões sobre produção cultural, por diversas vezes, percebemos discursos motivados pelo embate ideológico entre arte e mercado. Tais argumentações deixam de lado a possibilidade de atuarmos nas fronteiras das áreas do conhecimento. Ruy filho propõe a idéia de Produção Criativa, um modo de ver a arte e a produção cultural, como um mesmo processo de criação.

Shareid e Jon
Sócios fundadores do estúdio Usinanimada em Ribeirão Preto. Formados em Design e Produção audiovisual conquistaram vários prêmios com curtas em animação e publicidade além do destaque na produção independente para TV com propostas autorais e criativas.
Tema: Produção independente em curto espaço financeiro
Traçar um panorama das produções autorais do estúdio, dentre eles a mais recente produção do curta :dose única e as alternativas que viabilizaram esta produção.

Para participar das palestras é necessário fazer a inscrição gratuita no site do iDch.
www.idch.art.br

1 comentário:

bijoux disse...

Oi Rogério, estou precisando do e-mail do Gustavo Sol, por acaso voccê teria?
celinariguetti@yahoo.com.br
obrigada